terça-feira, 5 de maio de 2009

Palinologia Forense (Parte II)

Curiosidades:

Quem é Mafalda Faria?
De nacionalidade portuguesa, Mafalda Faria é um dos cinco palinólogos existentes a nível mundial. Desenvolvendo o seu trabalho na Universidade de Coimbra e no Instituto Nacional de Medicina Legal. "Para certas situações, a Palinologia é a única que pode resolver. Se, por exemplo, se encontra a arma do crime sem impressões digitais poderá ter pólen, não daquele local, mas da sua proveniência", explica a investigadora à agência Lusa. "Os agressores podem lavar o sangue, mas não os grãos de pólen, porque não os vêem, por serem microscópicos", afirma Mafalda Faria, frisando que mesmo após lavagens das roupas será possível encontrá-los nelas.



Caso de Madeleine McCann
O desapare
cimento desta menina poderia ter um diferente desfecho se os peritos de investigação tivesse amplicado esta àrea.

«A minha opinião é que, em vez de terem trazido os cães, se a tivessem trazido a ela talvez tivessem tido melhores resultados (…) A questão é que as provas recolhidas pelos cães não são aceites em tribunal, ao passo que os vestígios e as comparações de amostras da Palinologia são tidas como prova em tribunal», argumentou Mafalda Faria. Na sua opinião, o pólen poderia ter sido colhido nos objectos que a pequena Madeleine e a família usavam, nomeadamente no urso de peluche que a mãe passou a trazer sempre consigo, bem como no automóvel que utilizavam. Assim, referiu, «poderiam excluir-se algumas hipóteses colocadas e reduzir alguns suspeitos».

2 comentários:

Karin Petermann disse...

Muito interessante, não sabia que existiam tão poucos palinólogos no mundo.
E concordo com vocês quando dizem do caso Madeleine, com certeza a palinologia forense poderia ajudar, não somente nesse caso, como em muitos outros.

Novamente, parabéns pelo blog!

Suzane disse...

Na verdade o número de palinólogos no mundo não é tão pequeno, mas, nem todos com experiência em palinologia forense. A palinologia é uma ferramenta que, dependendo da situação, pode ser muito útil, mas, não faz milagres.